SharkTank.aspx

O PMExecutivo teve oportunidade de estar presente na sessão de esclarecimentos da 2ª edição do Shark Tank que realizou-se no CEIM – Centro de Empresas e Inovação da Madeira.

Esta sessão teve como orador o Dr. Paulo Sousa Marques, responsável nacional do Shark Tank, que apresentou dados relevantes sobre a edição do programa anterior, bem como do que é pretendido para a 2ª edição do tanque dos tubarões.

O que foi falado nesta sessão de esclarecimentos sobre a 2ª edição do Shark Tank português:

O empreendedorismo em Portugal
Atualmente a taxa de atividade empreendedora está fixada nos 8,2%, o que leva Portugal a classificar-se em 10º lugar a nível mundial. Verifica-se ainda que a maior taxa de empreendedores verifica-se na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.

Dados sobre a 1ª edição do Shark Tank
Na edição anterior houve 1.100 candidaturas, sendo que apenas 250 passaram à fase seguinte, 134 ao Live casting. Na fase final foram gravadas 82 e apenas 40 receberam investimento.
No que respeita a investimento dos Shark’s, os 40 negócios conseguiram arrecadar um total de 3 milhões de euros. Para termos uma ideia, na primeira edição dos EUA, menos negócios receberam investimento e o valor investido foi cerca de 4,2 milhões de euros.

2ª edição do Shark Tank, o que esperam os tubarões
Existem 3 eixos essenciais no Shark Tank, o negócio, o empreendedor e o pitch. Para os tubarões, o que realmente importa é a qualidade do negócio. Podem existir ideias boas e inovadoras, mas o negócio é que tem de ter pernas para andar e ser sustentável.

Negócio
Verificou-se que os tubarões escolheram os negócios pela sua qualidade e não pela sua valorização. Em muitos dos casos houve ideias e negócios sobre avaliados, de certa forma que chegaram a ser excluídos nas primeiras fases de seleção.

Empreendedor
Quando falamos de empreendedores, mais uma vez interessa a qualidade do empreendedor. Se o empreendedor não conhecer o negócio “de cor e salteado” será claramente um factores de rejeição. Não podem haver dúvidas nem excitações aquando da aposentação do negócio ou ideia aos tubarões.

Pitch
Um pitch normal dura cerca de 50 minutos, onde os tubarões colocam todas as questões e posteriormente decidem se passa ou não à fase seguinte. No entanto, o que passa na TV é cerca de 10 minutos.

As 7 regras do Pitch de 3 minutos para a primeira apresentação (fase de seleção):
1. Falar de forma calma e pausada
2. Ser convincente
3. Direto ao assunto
4. Saber o negócio de cor
5. Treinar em voz alta
6. Se uma criança percebe… Está bom!
7. Se nos fizerem perguntas… Está bom!

Para a nova edição de 2016, são preferíveis negócios que já tenham sido testados pelo mercado, em vez de ideias que ainda não estejam no mercado. É esperada muita criatividade e simplicidade durante para a apresentação inicial de 3 minutos, de forma a que o negócio seja simples de perceber.

Está pre-estabelecido um limite máximo de 900 candidaturas, sendo que até à data já foram recebidas 500 candidaturas. Apesar de não haver uma data limite estabelecida, as inscrições deveram cessar no final de janeiro, uma vez que prevê-se que em fevereiro sejam iniciados os castings.

Sabemos ainda que poderá haver mudança de um ou dois tubarões, os quais não foram revelados pelo responsável nacional do Shark Tank.

Todas as dúvidas e regulamento do programa poderá ser consultado em www.sharktank.pt.

shark1shark1shark3dn