Sabes aqueles momentos em que estás descontraído ou a divagar em pensamentos e, do nada surge uma ideia que parece fantástica e a solução para “aquele problema” que até pode ajudar mais pessoas?

Começas a pensar nessa nova ideia e no que podes precisar para concretizá-la, mas de repente parece que tudo cristaliza, pois começas a ter pensamentos como: “não é o momento perfeito”, “agora não tenho dinheiro”, “agora não tenho tempo”, “eu até queria, mas não tenho uma boa câmara e um bom microfone para gravar vídeos”, etc, etc, etc.. desculpas! Sim, desculpas para te convenceres que não é o momento certo para avançar.

Na verdade, o ser humano é perito a encontrar desculpas e álibis para não fazer aquilo que gostaria de fazer. Então, como é que podes passar por cima das desculpas e começar a dar passos naquela ideia ou novo projeto?

1. Arranja uma folha branca de papel e escreve os seguintes pontos

– Resultado – No topo da folha coloca a tua ideia e o que pretendes alcançar.

– Recursos – Identifica os recursos que necessitas para começar a trabalhar na tua ideia. Do que é que vais precisar? E pessoas, consegues fazê-lo sozinho? Pensa e aponta tudo.

– Checklist de tarefas – Define as primeiras tarefas a realizar para que comeces a dar os primeiros passos. Escreve as tarefas com verbos operatórios, como por exemplo “enviar e-mail ao João a pedir ajuda”; “Pesquisar sites de alojamento”; “Ligar à associação ABC para agendar reunião”.

2. Reserva tempo na tua agenda

Se a falta de tempo é um problema, não te preocupes, agarra na tua agenda e bloqueia 30min ou 1hora por dia ou de dois em dois dias só para trabalhares nesta nova ideia.

Acredito que a falta de tempo é um mito e uma desculpa, pois cada um nós tem as mesmas 24h/dia e quando realmente é prioritário, nós conseguimos tempo e dedicamos todos os nossos esforços para que as coisas se tornem em realidade.

3. Adquire novos conhecimentos sobre a tua ideia

Ninguém nasce ensinado e nunca vamos saber tudo sobre tudo, de modo que é importante pesquisar e adquirir novos conhecimentos sobre aquilo que vamos começar a trabalhar.

Para isso tens várias formas:

– Pesquisa por blogs e livros de referência na área que estás a começar a trabalhar

– Procura pessoas que já estão a trabalhar e a desenvolver projetos na área e tenta perceber como começaram

– Procura por vídeos que te possam ajudar nos primeiros passos e a desbloquear alguns problemas iniciais

Muitas das vezes já  temos os recursos necessários, sabemos o que devemos fazer, sabemos com quem temos falar, mas falta sempre uma coisa: fazer.

Não te refugies mais em desculpas e avança! Avança hoje, porque amanhã é tarde demais!

“(…) quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltavam uma coisa – salvar a humanidade.”

Almada Negreiros