Habits-of-Successful-People-1

Para sermos mais produtivos não significa que temos de trabalhar arduamente ate tarde, mas sim trabalhar de forma mais inteligente. Apesar disto não ser tarefa fácil, para conseguir mais em menos tempo deverá evitar alguns maus hábitos.

Os 13 hábitos que deverá evitar para tornar-se mais produtivo em 2016.

1. Web browsing impulsivo
Muitos de nós temos acesso à internet no trabalho e facilmente podemos consultar coisas que nos vêm à memória, mas acabamos por perder algum tempo que pode ser precioso no final do dia.

Recomendação: Anote os pensamentos, dúvidas ou ideias que surgem ao longo do dia num bloco de notas e mais tarde ou em casa, faça a desejada consulta na internet.

2. Multitasking
Muitas pessoas acreditam que fazer várias tarefas ao mesmo tempo é a solução para o seu trabalho. Contudo, estudos científicos revelam que apenas 2% da população é efetivamente capaz de trabalhar em multitasking.
Tenha em atenção que o multitasking é um mau hábito o qual diminui a sua atenção e torna-o menos produtivo ao longo do dia.

Multitasking

3. Verificar o email ao longo do dia
Hoje em dia não verificar o email durante o dia é o desafio, pois os smartphones e tablet’s não facilitam a tarefa. Sabia que cada vez que consultamos o email, podemos perder cerca de 25 minutos de trabalho.

Recomendação: Desligue ou evite consultar a sua caixa de email (outlook, gmail, etc) durante espaços temporais de 30min ou 1h quer no PC, smartphone ou tablet.

4. Licença moral
A criação de um novo e bom hábito, como por exemplo uma nova dieta, exercício físico, cumprir o horário de trabalho, tem as suas exigências. Em vez de estar a pedir “licença moral” para implementar um novo hábito, permita que este novo objetivo faça parte da sua identidade e que não seja mais um peso na sua vida.

5. Deixar o trabalho mais importante para o final do dia
Quem é que já não deixou aquela pilha de papel ou email importante para o final do dia, que no final do dia passa para o dia seguinte e assim sucessivamente. Apesar de ser mais fácil começar o dia a resolver aquelas tarefas e pendentes mais simples, é um grande erro deixar um assunto importante para o final do dia quando já estamos cansados e aquele “problema” requer muitos recursos mentais.

Recomendação: Comece o dia com os assuntos/tarefas mais difíceis, verá que no final do dia saíra do escritório com um sentimento de que foi um dia produtivo.

6. Ter demasiadas reuniões
Não há nada como uma reunião demorada para “rebentar” com a manhã ou tarde de trabalho. Hoje as ferramentas que dispomos como e-mail, mensagens instantâneas e video chamadas, as reuniões presenciais deverão ser utilizadas exclusivamente para discussões e apresentações realmente importantes.

Recomendação: Peça à pessoa que solicitou a reunião uma agenda clara dos assuntos que serão tratados e do tempo que será necessário. Durante a reunião tenha a coragem de chamar as pessoas à atenção caso estejam a dispersar e a sair do que estava planeado.

Professionals gathered together and discussing ideas at seminar

7. Ficar sentado o dia todo
Nilofer Merchant, uma consultora de negócios, aconselha reuniões a pé. Recusar um café ou reuniões numa sala iluminada com luz artificial e sair para uma reunião a pé poderá ser uma boa solução. Esta consultora defende que o ar fresco além de impulsionar novas ideias trará um conjunto de novas ideias para a sua vida.

8. Carregar no botão snooze
Quem já não carregou no botão snooze do telemóvel para conseguir só mais 5 ou 10 minutos pela manhã? Acredite que não serão estes minutos que vão satisfazer o seu cansaço.

Recomendação: Planeie com antecedência uma boa noite de sono. Em vez de ir para a cama pelas 23h ou 24h, vá uma ou duas horas mais cedo e verá que uma boa noite de sono irá aumentar a sua produtividade.

9. Falhar nas prioridades
Segundo Warren Buffet, a solução parar as suas prioridades passa por elaborar uma lista de 25 coisas (por exemplo objetivos de vida) que quer fazer antes de morrer. Mas se esta lista for muito complicada devido aos passos intermédios, opte por escolher as 5 coisas mais importantes e ignorar as restantes até que estas 5 estejam concluídas. Saiba escolher as prioridades para a sua vida.

10. Excesso de planeamento
As pessoas ambiciosas e organizadas tentam ao máximo planear o seu dia à hora (ou ao minuto) com objetivo de serem mais produtivas. Contudo, nem sempre as coisas correm como planeadas e os imprevistos que surgem ao longo do dia acabam por sobrepor o que tínhamos agendado inicialmente.

Recomendação: Deverá planear apenas 4 ou 5 horas do seu dia de trabalho, tendo assim margem de manobra para gerir os imprevistos.

11. Falta de planeamento
Deverá tirar algum tempo parar delinear estratégias antes de tentar alcançar todos os objetivos a long prazo. Tentar chegar ao fim de um projeto enquanto este vai a meio, pode tornar-se extremamente frustrante e terá que desperdiçar muito tempo.

Recomendação: Robert Pozen, professor de Harvard, recomenda que primeiro deverá definir o seu objetivo final e de seguida escrever os passos necessários para conseguir atingir o objetivo final. A qualquer momento poderá saber o que está em falta e ajustar as coisas para estar em linha com o seu objetivo.

plan.png

12. Ter o telefone junto à cama
Quantos de nós é que dorme com o tablet ou smartphone junto à cama? Tenha em atenção que ficar no smartphone a navegar pela web até tarde, pode ser muito prejudicial à sua visão, atendendo que os ecrãs LED emitem uma “luz azul”, cujos estudos comprovam que pode danificar a visão e alterar os níveis de produção de melatonina, a hormona que ajuda a regular o sono. Está provado que quanto menor for o nível de melatonina, maior será a probabilidade de vir a ter uma depressão, por isso tenha cuidado.

13. Perfecionismo
Ser perfecionista pode ser bom mas tem as suas desvantagens, uma vez que exigirá muito de si e levará mais tempo a concluir projetos que tenha em mãos.
Segundo um filósofo britânico, “Nós começamos a trabalhar apenas quando o medo de fazer nada excede o medo de não fazê-lo muito bem…e isto pode levar tempo.”
A única forma de superar a procrastinação é abandonar o perfecionismo e não perder demasiado tempo com detalhes que o impeçam de avançar.

Recomendação: Melhore os seus indicadores de controlo com palavras como «feito» e «não-feito». Verá que a gestão dos seus projetos irá melhorar.

Publicação baseada no artigo “13 bad habits you should brake in 2016 to be more productive”


Desejamos-lhe um Feliz Ano de 2016! Que os seus projetos e objetivos sejam realizados!

Happy_NY_2016__5