O adiamento sucessivo de vários projetos e ideias que vamos pensando e idealizando ao longo da nossa vida, por vezes estão associados ao perfeccionismo. Muitas vezes, deixamos novos projetos e ideias dentro da gaveta porque ainda não está perfeito para avançar ou não é o momento perfeito para começar. 

Mesmo antes de darmos os primeiros passos, começamos a construir um enredo à volta daquela ideia, já tentando prever o que não pode falhar e o que pode correr mal, que nos leva a ficar bloqueados com receio de avançar.

Esta procura pela perfeição leva-nos a adiar por meses, anos e até décadas, muitos projetos que podem transformar as nossas vidas e até dar-nos grandes lições, contudo preferimos o caminho mais fácil de deixar para depois, para a semana, para o próximo mês ou para o ano que vem.

A verdade é que nunca vai ser o momento perfeito, nem nada começa num estado perfeito. Seja o que for, terás que começar um dia, obter feedback, efetuar as alterações que sejam necessárias para melhorar e voltar a obter feedback. 

Se tu queres realmente abraçar um novo projeto ou dar a conhecer as tuas ideias ao mundo, tens de começar pela ação mais simples, seja ela qual for.

Deixo 4 dicas para que te atrevas a avançar, a sair da tua zona de conforto e ir ao encontro do que tanto ambicionas!

1. Responde às questões: O quê?  e  Porquê?

O que é que tu realmente queres começar/criar? Descreve ao máximo e da forma mais detalhada possível o que tu vês. Se possível, dá um nome à tua ideia/projeto.

Porque é que tu queres começar/criar isso? O que te leva a querer fazer isso? Estás a preencher alguma necessidade tua ou de mais alguém? A tua ideia/projeto será direcionada só para ti ou mais pessoas poderão usufruir? 

Estas perguntas vão permitir que penses de forma detalhada na tua ideia/projeto e que a desenvolvas ao máximo. É muito importante clarificar aquilo que queremos alcançar e procurar mais informação de forma a começar a caminhar na direção certa.

2. Esboça a tua ideia/projeto num mapa mental

Os mapas mentais são ferramentas de criatividade poderosas, pois ajudam-te a desenvolver a ideia, permitindo fazer ligações com tudo o que está associado à ideia/projeto.

3 perguntas para ajudar no esboço do teu mapa mental:

  • O que é que envolve a realização da tua ideia/projeto ?
  • Que recursos vais necessitar? E se não tiveres dinheiro suficiente, como podes arranjar apoios?
  • Quem te pode ajudar na sua concretização? Precisas de falar com alguém? Quem?

3. Define as primeiras ações

Quais são as próximas ações físicas e visíveis para que a tua ideia/projeto comece a ganhar forma? Escreve-as de forma clara numa lista de tarefas e começa o mais rapidamente possível.

4. Reserva tempo na tua agenda para iniciares o teu novo projeto

Nunca temos tempo para nada, há sempre mil e uma coisas para fazer e ver, por isso é importante reservar na nossa agenda tempo para começar a trabalhar nas primeiras ações (ponto 3.). Só assim é que vais dar passos certos em direção ao que tanto ambicionas.

Se isto é realmente importante para ti, acredito que vais ser capaz de reservar tempo na tua agenda para começares a criar e a desenvolver a tua ideia/projeto.

A perfeição não existe, pois o que fizeste hoje, amanhã vais querer melhorar. Simplesmente começa.