A gestão de prioridades é um desafio para qualquer um de nós, principalmente nos dias que correm, pois cada vez mais temos de trabalhar com equipamentos tecnológicos que estão cheios de notificações e distrações que constantemente desviam a nossa atenção. Além disto, em ambientes de trabalho open space, também torna-se um desafio manter o foco e tratar do que é prioritário.

A Tríade do Tempo

A tríade do tempo de Christian Barbosa ajuda-nos a gerir melhoras as nossas prioridades porque divide as tarefas em três tipos:

  1. Urgentes
  2. Importantes
  3. Circunstanciais

Evita Desculpas

As desculpas que constantemente vamos dando são um dos maiores problemas para a gestão das nossas prioridades. Muitas vezes temos assuntos importantes para tratar e decisões para tomar, mas vamos dando desculpas como, agora não tenho tempo para pensar nisso; este não é o momento certo; nunca vou conseguir financiamento para avançar com este projeto; não consigo tempo para tratar desse assunto; etc, etc…

Evita ao máximo dar desculpas, pois as desculpas são as mentiras que contamos a nós próprios para justificar a não ação no que é importante e prioritário.

Agenda

A agenda é a principal ferramenta de organização pessoal de qualquer pessoa. É através da agenda – aplicação ou papel – que vamos organizar os nossos dias e assim definir as nossas prioridades para o dia.

Se uma tarefa, assunto, compromisso ou projeto é prioritário, devemos colocar na agenda e bloquear aquele período de tempo para tratar disso. Não devemos de todo agendar coisas que certamente não vão acontecer.

A agenda é um local sagrado e devemos de aplicar a seguinte regra de ouro:

O que vai para a agenda fica feito!

Gere as tuas prioridades através da agenda e liberta a tua mente de lembretes e compromissos para que possas ser mais criativo e estar focado no que realmente é importante.

Obrigado por teres assistido aos três episódios da série “Como gerir Prioridades?”.

Subscreve o nosso Canal YouTube e fica a par de todas as novidades! 

Esta série contou com apoio do Cowork Funchal.