Trabalhar num open space pode ser um grande desafio, principalmente quando necessitamos de estar concentrados numa determinada tarefa ou projeto. Para ajudar à “festa”, os nossos colegas muitas vezes poderão estar à conversa, a falar ao telemóvel e com facilidade somos interpelados para ajudar a esclarecer alguma dúvida ou resolver alguma situação. Em suma, é um verdadeiro desafio manter a concentração num open space.
Se por um lado estes escritórios têm como objetivo aumentar a colaboração entre colegas, facilitar a comunicação, reduzir custos de estrutura, entre outros aspectos (Ler artigo), por outro temos o reverso da medalha que nos leva à distração e à redução da produtividade.
Mas se esta é a realidade dos escritórios de muitas organizações, como é que podemos manter a concentração?
Deixamos aqui 4 soluções para conseguir manter o foco em ambientes de trabalho com ruído e interrupções constantes:
1.Alinhar as expectativas da equipa
Em primeiro lugar, podemos começar por abordar em reunião de equipa os constrangimentos que todos estão a sentir quando querem manter a concentração. Poderá ser criado uma espécie de guia de boas práticas para trabalhar em open space que pode começar por “falar baixo quando estão colegas ao telefone”, “colocar mensagens que apelem a conversas num tom baixo”, entre outras ideias.
2. Investir em headphones
Colocar uns headphones é um dos sinais mais evidentes que quer estar concentrado e não quer ser interrompido, enquanto os tiver. Ouvir música que ajuda a aumentar o foco é muito benéfico para a nossa produtividade, para além de que serve de aviso para os colegas que está num período de concentração. NOTA: “Se eu estiver a trabalhar com headphones, não me interrompem, a não ser que seja urgente.”
3. Mudar de local
Todos precisamos de um local no trabalho onde possamos pensar, escrever e desenvolver ideias sem distrações. Para estes momentos, existem muitos open spaces que já dispõem de zonas de foco, como por exemplo cubículos em que podemos nos concentrar no trabalho que temos em mãos. Por vezes, o simples facto de mudarmos de local onde habitualmente trabalhamos, leva-nos a ter picos de produtividade que podem ser fundamentais para o sucesso dos projetos que estamos a desenvolver.
4. Deixar o escritório temporariamente
Se a concentração é uma verdadeira dor de cabeça no espaço em que trabalha e se tem possibilidade de trabalhar de forma remota, peça ao seu superior para passar uma manhã ou tarde a trabalhar em casa, num café, biblioteca ou outro espaço convidativo à produtividade. Pense num local onde se sentiria verdadeiramente produtivo e experimente passar lá algumas horas.
Não há soluções perfeitas e cada open space tem as suas particularidades. Se quer manter-se focado nas suas tarefas, experimente algumas destas soluções e dê-nos feedback dos resultados obtidos.
Inspiração – Stay focused in a noisy open office