Nos dias que correm, muitos profissionais levam uma vida profissional exaustiva e por vezes têm imensa dificuldade em impor um limite no seu horário de trabalho. Cada vez mais ouvimos falar em “Work-Life Balance”, principalmente nas grandes organizações, por terem grandes desafios e objetivos para os seus colaboradores, mas que ao mesmo tempo alertam para necessidade destes darem atenção à sua vida pessoal e familiar.

Este equilíbrio entre trabalho e vida pessoal por vezes não é fácil, principalmente se estivermos a falar de um início de carreira em que queremos dar tudo por tudo para mostrar o que valemos e o quanto estamos envolvidos com a organização e com os desafios colocados, ou quando estamos em cargos de liderança em que temos uma equipa para liderar e resultados para atingir.

Para quem sente que necessita neste momento de abrandar um pouco o ritmo e dar mais atenção à vida pessoal e familiar, deixamos aqui 5 estratégias:

1. Define uma hora de saída todos os dias
Deixar a hora de saída do trabalho ao acaso, é meio caminho para ficar até mais tarde e por vezes a procrastinar, em vez de trabalhar. Definir um horário de saída adequado, ajuda-nos a trabalhar mais focados, pois teremos em mente que até determinada hora teremos que fazer N tarefas, ao passo que se não tivermos horário de saída definido as mesmas N tarefas acabarão por serem feitas até mais tarde.

2. Faz os teus recados e agenda compromissos logo após o horário de saída
Uma forma de cumprir com a 1ª estratégia, é agendar compromissos, afazeres pessoais ou mesmo uma ida ao ginásio para a meia ou hora seguinte ao horário de saída.
Dica: Se não tens nada para fazer após o horário de saída, arranja! Marca ginásio ou uma corrida, um café com um amigo(a)/familiar, uma ida ao supermercado, uma reunião ou compromisso relacionado com um projeto pessoal, etc. Ideias não vão faltar! 🙂

3. Planeia os teus dias
Não planear o dia de trabalho é a ponte direta para que os teus dias sejam tomados na totalidade pelos teus colegas, clientes ou fornecedores. As interrupções e os pedidos de terceiros consomem a nossa energia e o nosso tempo, e se não tivermos planeado tempo de foco, reuniões e outros compromissos profissionais, passamos a ideia de estarmos sempre disponíveis para os outros.

4. As primeiras coisas primeiro
À primeira vista pode ser difícil de entender, mas é muito simples: Cria o hábito de começar o teu dia pelas prioridades. Se determinada tarefa, assunto, telefone, projeto ou e-mail, é prioritário, faz logo pela manhã, pois costuma ser neste período que o teu nível de produtividade está em alta e a tua capacidade de concentração também. Evita ao máximo, deixar essas prioridades para o fim do dia. Simplesmente não resulta.
Já Stephen Covey dizia “First things first”.

5. Menos e-mail e mais foco no que interessa
Dedicamos e desperdiçamos demasiado tempo no e-mail, porque alimentamo-nos da novidade. Na verdade, podemos passar um dia inteiro na Inbox e nas pastas de arquivo sem fazer progressos significativos nas tarefas e projetos que temos em mãos, ficando com a sensação que estivemos a trabalhar o dia todo!

Não é fácil, mas também não é impossível, por isso deixamos aqui algumas dicas:
@ Não comeces o teu dia na caixa de entrada: É um desafio, é difícil, mas não é impossível. Começa o dia com a verificação da tua agenda ou gestor de tarefas, para saber quais são os eventos, compromissos ou tarefas importantes que terás para o teu dia e logo de seguida agarra na 1ª prioridade!

@ Lê e-mails em blocos de tempo e não em tempo real: Se necessário, coloca 2x na sua agenda “Ler e responder e-malis”, uma ao final da manhã e outra ao final da tarde. E se por acaso não responderes àquele e-mail importante, o mundo não vai acabar, pois se for mesmo importante/urgente alguém vai tentar entrar em contacto contigo.

@ Usa e abusa da regra dos 2 minutos (GTD®): Quando estiveres a processar a tua caixa de entrada, principalmente os e-mails novos, pergunta: Isto é susceptível de ação? Se sim e se demora menos de 2 minutos a tratar, responde logo! Se demora mais que 2 minutos a tratar, coloca numa pasta “Próximas Ações” e regressa a essa pasta logo que tiveres processado a tua inbox. Se não é susceptível de ação, então elimina ou coloca na pasta de “Arquivo”.

Estas e muitas mais estratégias podem ser adotadas para conseguires sair a horas e chegar ao equilíbrio que desejas entre a vida pessoal e profissional. Por vezes, será necessário dar um pouco mais e ficar até mais tarde para atingir determinado objetivo ou concluir aquele projeto importante antes do final do mês. Mas, que a exceção não se torne regra.