O tempo que temos antes de ir dormir é precioso, existe todos os dias, e na maioria das vezes não sabemos aproveitá-lo.

O que é que cada um de nós faz com o tempo que tem antes de ir para a cama? Lê? Brinca com os filhos? Trabalha num projeto pessoal? Vê a novela, um filme ou séries? Deixa-se ficar pelo Facebook, Instagram e WhatsApp?

Assumindo que temos 2h para nós no final de cada dia, a gastar entre as 21h e as 24h, o que podemos fazer com este tempo que seja benéfico para o nosso desenvolvimento pessoal?
Na verdade, acontece que normalmente estamos cansados do dia de trabalho e de outros afazeres, e quando chegamos a esta hora só nos apetece agarrar o comando, o tablet ou o smartphone e ficar confortavelmente na nossa zona de conforto: no sofá.

Fica sabendo que estas 2h ou 1h, dependendo da disponibilidade de cada um, pode ser reveladoras, pois aqui podemos determinar o nosso futuro. Podemos aproveitar este tempo e fazer coisas que gostamos ou que queremos, que durante o dia é praticamente impossível.

Ter algo diferente do que fazemos a nível profissional, pode ajudar a nossa sanidade mental e aumentar a nossa produtividade. A vida não é só trabalho e devemos procurar ter outros interesses que vão de encontro com os nossos objetivos pessoais.

Alguns exemplos de coisas que podemos fazer com este tempo:
* Escrever um livro
* Escrever para um blog pessoal
* Aprender uma nova língua
* Fazer cursos online
* Começar um negócio online
* Desenhar, pintar
* Aprender a tocar um instrumento
* Aprender a programar (linguagem de código)
* Colecionar e vender objetos antigos
* etc…

SIMPLESMENTE COMEÇA ALGO QUE GOSTARIAS DE FAZER!

Temos de fazer por nós e procurar constantemente ter uma versão melhor de nós próprios!

“Uma vida bem projetada é uma vida generativa – é constantemente criativa, produtiva, mutável, evolutiva e há sempre a possibilidade de surpreender (…)” – Bill Burnett

PROBLEMA: Encontrar tempo para iniciar aquele projeto sobre algo que gostas
SOLUÇÃO: Transformar aquele projeto num hábito!

Deixamos aqui 4 dicas para te ajudar a encontrar tempo e motivação para iniciares um novo projeto pessoal:

1. Aproveita a regra 60/30 minutos
Nos próximos 30 dias, dedica 60min do teu tempo após o trabalho num projeto pessoal ou em algo que queres. Nada mais. Zero distrações.

O objetivo não é fazer tudo de uma só vez, mas sim dar pequenos passos de forma consistente ao longo dos próximos 30 dias. Se 60 minutos for muito, tenta 30 minutos, mas tenta! Ficarás surpreso com os resultados ao fim dos 30 dias.

Faz algo por ti! Algo que tens vindo a adiar ao longo dos últimos meses ou anos! O que custa é começar!

2. Tu és o teu maior investimento
O teu desenvolvimento começa com o que sabes sobre ti.
Conheces-te?
Sabes do que és realmente capaz?
Quais são as tuas curiosidades?
O que gostarias de fazer no teu tempo livre que poderia ajudar-te a teres a vida que realmente desejas?

“O investimento mais importante que você pode fazer é em você mesmo.” – Warren Buffett

Se tens uma ideia clara do que és e do que queres para ti, estás a meio caminho de uma vida bem-sucedida. Procura todos os dias uma versão melhor de ti!

3. Lê muito e aposta na tua criatividade
O hábito de ler pode mudar a perceção que nós temos do mundo e expor ideias de forma totalmente diferentes, simplesmente porque temos mais conhecimento, mais informação e conseguimos ver o que outros não conseguem ver.

Ralph Waldo Emerson disse uma vez: “A mente, uma vez esticada por uma nova ideia, nunca retorna às suas dimensões originais”.

Mas não basta ler, também é importante agarrar nos conhecimentos adquiridos e colocá-los em prática, criando novos produtos, serviços ou soluções para a nossa sociedade.

4. Investe uma hora por dia a aprender algo que tenhas curiosidade
Qualquer coisa nova que aprendas ajuda a desenvolver novas células cerebrais. É por isto que a leitura ajuda a combater o Alzheimer.

Adquirir novas competências e novos conhecimentos numa base diária, é uma forma de levar a nossa carreira profissional a outro nível e a melhorar a nossa autoestima.

Começa por questionar tudo. Considerar várias hipóteses. Analisar todas as possibilidades até saber que pode ou não ser feito.

Só por curiosidade.. O curso de caligrafia de Steve Job na faculdade ajudou-o a construir o primeiro Mac. Em seu famoso discurso de formatura de 2005 para a Universidade de Stanford, Jobs disse: “Se eu nunca tivesse frequentado esse único curso de caligrafia na faculdade, o Mac nunca teria vários tipos de letra ou fontes espaçadas proporcionalmente”.

Nunca saberás o que poderá ser útil para ti no futuro. Procura novas experiências e novos conhecimentos, pois estes vão-se conectar com as tuas competências no futuro.

Antes de ires embora…
Pensa realmente nas tuas rotinas noturnas!

Se adotares uma atividade criativa, um novo hábito, mesmo que seja de segunda a sexta, verás mudanças significativas desde que continues fazendo isso na mesma hora, todos os dias.

aristoteles 5jan18

Inspiração – Your Future is Determined After Work! Spend Just an Hour Everyday Doing These Things and Your Life Will Change Forever!