Quando estás a planear um projeto pessoal, uma viagem ou mesmo algo em termos profissionais onde é que estruturas as tuas ideias? No papel ou numa aplicação/software? Talvez a resposta seja nos dois..

Um estudo da Universidade de Princeton e da Universidade da California, mostrou que os estudantes que tomam notas no papel conseguem aprender e reter mais informação do que aqueles que o fazem nos seus portáteis. E os principais motivos são porque a escrita à mão:
– Envolve diferentes partes do cérebro;
– Força a processar de forma mais completa o nosso pensamento;
– Cria mais e melhores pistas de memória para recuperação posterior;
– Dá uma vantagem na compreensão e na recordação de conceitos.

Adicionalmente – e certamente saberás isto de experiência própria – os equipamentos digitais podem ser uma grande fonte de distração. Quando necessitamos de trabalhar de forma focada num determinado projeto, leva-nos a entrar em modo multitasking saltando do e-mail para word, do word para o browser e novamente para o e-mail para ver se chegou alguma novidade, enquanto que deveríamos estar a trabalhar numa única tarefa, isto é, no planeamento daquele projeto.

Da próxima vez que necessitares de elaborar um plano sobre o quer que seja, experimenta primeiro utilizar a caneta e o papel e deixar a tecnologia de lado.

Dica: Um mapa mental também pode ajudar na elaboração do teu plano, pois é uma ótima ferramenta de brainstorming pessoal.

mindmap-ux-changes

Votos de bons projetos!