A maioria de nós começa a pensar em organização pessoal quando está na universidade ou apenas quando começa no seu primeiro emprego, certamente devido ao fluxo de informação que requer resposta, seguimento, partilha de opinião, arquivo e até mesmo lixo. A primeira sensação é que estamos cheios de coisas para fazer e não sabemos para que lado é que nos viramos, e é aqui que começamos a procurar formas de nos organizarmos no meio de tanta informação.

Quem já passou por isto e foi à procura de dicas de organização pessoal de certeza que leu publicações, viu vídeos e encontrou o famoso livro Getting Things Done® de David Allen, pois este é um dos livros mais conhecidos em todo o mundo sobre a área da produtividade e organização pessoal.

Nesta publicação damos a conhecer os princípios da metodologia GTD® (Getting Things Done®) e as principais vantagens de utilizar esta metodologia na nossa organização pessoal.

O que é o GTD® e qual o seu objetivo?
É um método simples e altamente eficiente de organização pessoal. Foi criado e dado a conhecer por David Allen em 2002, e tem ajudado milhares de pessoas em todo o mundo a organizarem a sua vida e carreira profissional.

O principal objetivo desta metodologia é libertar a mente de todas aquelas tarefas, assuntos, e-mails, telefonemas, relatórios, projetos, recados, lembretes, etc, que estão constantemente a chegar até nós e não nos deixam progredir no que é realmente importante para alcançar os nossos objetivos. Além disto, o GTD® ajuda-nos a colocar todos estas coisas no seu devido lugar para que possa rever mais tarde o que está pendente e necessita de tratamento.

As 5 fases do GTD
A metodologia GTD® baseia-se nas seguintes fases:
1. Recolher – Captura o que consome a tua atenção
2. Processar – Processa o que isso significa
3. Organizar – Coloca onde isso pertence
4. Fazer – Simplesmente faz
5. Rever – Revê frequentemente

Deixamos abaixo o diagrama de fluxo do trabalho onde consta todo o processo desta metodologia de organização pessoal. À primeira vista pode parecer confuso, mas se tiver oportunidade de aprofundar mais esta metodologia, verá que é simples e faz todo o sentido.

gtd

Quais os ganhos que tenho ao utilizar esta metodologia?
Ao implementar o GTD® como sistema de organização pessoal e prática-lo todos os dias, terá resultados como:
– Maior facilidade no processo de tomada de decisão com os assuntos que vai recebendo diariamente;
– Criação do hábito de tirar da sua mente recados, lembretes, ideias, compromissos, entre outros e colocá-los num sistema fidedigno que possa rever mais tarde e dar o devido tratamento;
– Disponibilidade mental para ser mais criativo e focar-se nos projetos realmente importantes;
– Facilidade em localizar os assuntos que estão pendentes de ação e/ou que aguardam resposta de outras pessoas;

Como aplicar esta metodologia ?
É neste ponto que o GTD® se torna desafiante, pois apercebem-nos que podemos ajusta-lo à realidade de cada um. Na verdade, necessitamos de várias ferramentas de produtividade, quer sejam físicas, como planners e agendas, quer sejam digitais, como aplicações e softwares, pois poderá aplicar o GTD® em qualquer uma destas ferramentas e em muitas situações terá que ter um sistema híbrido que conjuga os diversos tipos de ferramentas.

Terás de escolher o que é realmente prioritário e o que pode ser feito em determinada altura do teu dia. Todos temos as mesmas 24h, mas cada um de nós escolhe como quer gasta-las.

“Podes fazer qualquer coisa, mas não podes fazer tudo.” – David Allen

Se ficou interessado, o PMExecutivo tem workshop’s que dá a conhecer com mais detalhe esta metodologia de produtividade e organização pessoal. Entre em contacto connosco através do e-mail: pmexecutivo@gmail.com e envie-nos um e-mail com o título Workshop GTD.