5 dicas para se manter focado a trabalhar em casa

home-office-work
São cada vez mais os profissionais que têm a possibilidade de trabalhar a partir de casa, quer sejam colaboradores de grandes empresas ou mesmo freelancer’s. No entanto, esta forma de trabalhar pode requerer ainda mais foco e o ambiente deverá ser adaptado para que se mantenha produtivo.
Deixamos 5 dicas para quem trabalha em casa.

1. Crie o seu espaço de trabalho
Se tem a oportunidade de trabalhar a partir de casa e ainda não tem um espaço dedicado para tal, considere tratar deste espaço o mais rapidamente possível. O ideal deverá ser um espaço reservado na sua casa que proporcione um ambiente isolado e sem distrações.
Dica: invista em mobiliário adequado para o seu trabalho, pois vai passar grande parte do dia neste local.

2. Estabeleça uma rotina

Da mesma forma como tivesse horas para sair de casa para ir para o local de trabalho da empresa, estabeleça uma rotina com horários e tarefas de forma a ter um fluxo de trabalho fidedigno. Obviamente que ao trabalhar a partir de casa tem mais liberdade para sair quando necessitar, mas é importante que tenha noção que deve ter uma rotina implementada.
Dica: Vista-se como se fosse sair de casa para trabalhar todos os dias e vá tomar café fora de casa nas horas de pausa. Viva o seu dia de trabalho como se estivesse no escritório.
3. Mantenha arquivos acessíveis
Se presta serviços de forma remota para uma empresa e para os seus clientes, deve ter a possibilidade de aceder às informações, documentos, relatórios, programa da empresa, como se estivesse na empresa.
Dica: Existem inúmeras soluções e uma delas é o Google Drive, que pode ser integrado diretamente com o Evernote, permitido que edite documentos salvos no Google Drive sem sair do Evernote.
4. Use ferramentas de comunicação
Cada vez mais precisamos de estar sempre presentes e prontos a responder a colegas e a chefias. Aplicações como Skype, Slack, WhatsApp, Work Chat – Evernote, são soluções para que esteja sempre disponível.
5. Gerir as suas tarefas é fundamental
Fala-se muito em gestão do tempo, mas o que gerimos efetivamente são as tarefas e ações. Para que se sinta produtivo, organize o seu espaço de trabalho, utilize ferramentas que o inspire, utilize uma agenda ou caderno de notas (Bullet Journal) e faça várias pausas durante o dia.
Dica: Defina logo pela manhã as 3 tarefas prioritárias para o seu dia e não descanse enquanto não as completar. Vão surgir imprevistos, novos e-mails, chamadas telefónicas, entre outras coisas, mas não se esqueça das suas prioridades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s