8945354_orig

A revista Harvard Business Review, reuniu num livro os melhores conselhos para ser um líder de sucesso. As 7 dicas deste post foram extraídas desse livro e certamente serão úteis para quem quer ser bem sucedido.

  1. Cumpra a sua lista de tarefas
Completar todas as tarefas que diariamente colocamos na nossa “To Do List” é um grande desafio, por isso tente completar pelo menos 3 na parte da manhã, começando pelas mais difíceis e que exigem maior concentração. Caso tenha um projeto em mãos, divida-o em várias etapas.

  1. Faça de conta que tem aquilo que deseja
A nossa mente é surpreendente e por vezes temos que arranjar estratégias mentais para atingir os nossos objetivos. Se não tem sido respeitado pelos seus colegas como queria ou perdeu aquele cliente que lhe dava muita rentabilidade, aja como nada disso tivesse acontecido e sinta-se confiante para alcançar aquilo que tanto pretende. É fundamental estarmos seguros e firmes para os desafios do dia a dia.

  1. Dê prioridade à qualidade e não à quantidade
Muitas vezes queremos fazer tudo ao mesmo tempo e estar em todas as frentes. Isso é impossível e mentalmente desgastante. A solução passa por identificar os projetos e/ou tarefas mais importantes e com maior visibilidade para a sua carreira. Quando estes estiverem resolvidos, dê atenção aqueles assuntos que tem sido adiados mas que também devem ser tratados.

  1. Marque reuniões com você mesmo
O nosso dia de trabalho é uma mistura de telefonemas, emails, interação com colegas, execução de tarefas no sistema informático da empresa, reuniões, entre outras tarefas relevantes. No final do dia sobra pouco tempo para nos organizarmos e percebemos o que  ainda temos em mãos. Uma das soluções é marcar uma reunião consigo mesmo para analisar, fazer pontos de situação, estabelecer prioridades e delinear trabalho.

  1. Pare de se vitimizar 
Quando as coisas começam a correr mal, temos sempre uma justificação para deitar aquele projeto desafiante por terra. Evite ao máximo apegar-se a comportamentos que impedem o avanço do projeto/trabalho que está de sua mão. Em vez de pensar que é impossível executá-lo, pense no que está em causa e como poderá sair prejudicado.

  1. Demita-se e seja contratado de novo (a fingir)
Após vários anos a desempenhar as mesmas funções é normal que possa sentir-se desmotivado. Uma forma de dar a volta a esta desmotivação é pensar se hoje fosse o primeiro dia de trabalho na empresa. O que gostaria de fazer diferente? Que projetos e metodologias gostaria de implementar? Certamente terá algumas ideias que nunca lhe tinham passado pela cabeça e agarrar a tão desejada motivação.

  1. Seja um Líder all-in-one
O mundo dos negócios é cada vez mais exigente. Quem tem de liderar de projetos e equipas tem de ser cada vez mais comunicativo, analítico, organizado, assertivo, etc.
Não temos como ser apenas um tipo de líder, mas sim um pouco de tudo e transmitir as mensagens com firmeza e ao mesmo tempo ser sensível aos problemas e desafios da equipa.