Quantas vezes já testou e utilizou por alguns tempos aplicações para gerir tarefas e projetos, mas voltou ao seu notebook? Nesta publicação falamos do Bullet Journal, o sistema analógico de gestão de tarefas e projetos na era digital.

Aconselhamos a seguir o vídeo bem como as indicações abaixo descritas para melhor aproveitamento do Bullet Journal:

1. Índice
Crie um índice na primeira página, pois irá ajudá-lo a encontrar as suas tarefas ao longo do seu Bullet Journal. Exemplo: Agosto 1-9 ; Setembro 10-18.

2. Calendário
Nas duas páginas seguintes ao índice, coloque o mês e ano no topo da página. Na primeira página do calendário, escreva todos os dias do mês e a inicial do dia a que corresponde, exemplo: 1 S , 2 T, 3 Q (…). Na segunda página, coloque todas as tarefas que pretende efetuar neste mês com uma check box ou bola (veremos abaixo alguns exemplos em imagens). Apesar de colocar aqui algumas tarefas, verá que irá surgir outras durante o mês e que poderá não registar aqui, mas nas tarefas diárias (ponto 3.).
Volte ao Índice, coloque o mês e identifique as páginas do seu Bullet Journal onde se encontram, para que possa consultar facilmente.

3. Tarefas, eventos e notas diárias
Após as páginas do Calendário (ponto 2.), utilizará as seguintes como calendário diário para anotar todas as suas tarefas, eventos e até notas que surgem nos vários dias do mês.
Poderá organizá-los da seguinte forma:
– Tarefas: Caixa/Quadrado/Check Box
– Eventos: Círculo
– Notas: Ponto
Este tipo de organização permitirá que se oriente de forma fácil no seu Bullet Journal, conseguindo rapidamente distinguir a informação colocada.
Ao dar seguimento às suas tarefas, quando as concluir, coloque um visto na caixa. Caso a tarefa ou evento se torne irrelevante, trace uma linha sobre a informação descrita para anular.

4. Notas importantes no Calendário (ponto 2.)
No calendário coloque nos vários dias a informação mais importante de forma que quando verificar o mês na totalidade, não escape aquela tarefa ou evento importante.

5. Criação do novo mês
Após a última página de tarefas diárias, isto é, no final do mês (ponto 3.), crie o novo calendário do mês seguinte nos mesmos moldes que criou no ponto 2, mas com uma diferença muito importante! Terá que verificar todas as tarefas que ficaram por concluir e “migrar” para a 2ª página do seu calendário do mês em que se encontra. Quanto às “caixas vazias” que ficaram para trás, coloque um (X) ou outra indicação para que saiba que a tarefa foi migrada para o mês seguinte.

6. Tarefas relacionadas com eventos/projetos
Por vezes as suas tarefas diárias poderão estar relacionadas com um evento específico (e.g.: aniversário, férias, festa do filho, etc) ou projeto (e.g.: remodelação do quarto, workshop sobre produtividade, apresentação trabalho XPTO, etc.). Nestes casos poderá criar uma página específica no seu Bullet Journal para estes casos, identificando no título o evento/projeto e posteriormente reunir todas as tarefas e notas relacionadas com estes eventos/projetos.

Deixamos aqui algumas imagens de exemplos de caixas, bolas, pontos, entre outros símbolos, para melhor seguimento das suas tarefas, notas e eventos.

PMExBullet1

bullet1

bullet2

bullet4

Visite o site do Bullet Journal caso queira saber mais truques e dicas sobre esta solução de gestão de tarefas.

by Tiago Coelho