shutterstock_108066572

A mudança profissional quando bem sucedida, poderá melhorar a sua qualidade de vida e deixa-lo mais satisfeito. Uma publicação da Inc. dá-nos a conhecer três passos a seguir para dar um volta na nossa carreira.

Joelle K. Jay, autora do artigo, teve recentemente um cliente que vendeu a sua empresa para dedicar mais tempo à família. Após a venda da empresa, decidiu agarrar algo mais “calmo” e tornou-se consultor de empresas, pois tinha qualificações e experiência para tal. Mas faltava algo para isto tornar-se realidade. Era preciso um “workover”, uma espécie de “work-makeover” na vida profissional desta pessoa.

Os 3 passos para o “workover”:

1. Defina os seus critérios
Antes de fazer qualquer coisa, elabore uma lista de coisas que gostaria de fazer na sua próxima fase da vida profissional. Deixamos aqui algumas questões pertinentes que deverá responder
– Do que é que está à procura? O que é que quer?
– Se está a procurar um novo emprego, prefere uma empresa estável, arrojada ou contemporânea?
– Prefere ter flexibilidade para trabalhar em casa ou prefere um escritório?
– Pretende continuar a trabalhar na sua área ou pretende dar uma volta de 180º e agarrar algo diferente?
– Quão importante é a mobilidade?
– Quer trabalhar de forma independente ou em equipa?
Pense na sua visão de longo prazo e descreva-a!

Se é uma pessoa que prefere visualizar o que gostaria de fazer e não gosta de listagens nem questões, a autora utiliza uma gravação (link) e convida-o a fechar os olhos e a tentar visualizar em que é que gostaria de trabalhar.

2. Classifique os seus critérios
Escrever os critérios para o seu trabalho perfeito é apenas o primeiro passo. Mas um “workover” não é apenas perpetuar o “status quo” é também elevar a fasquia profissional. Ao classificar os seus critérios terá a possibilidade de saber o que é mais importante para si e focar-se no seu objetivo.

Exemplificando: Uma executiva de marketing estava à procura de um novo cargo, tendo transmitido que só queria fazer coisas que gostava. A lista desta executiva era muito longa e continha coisas como “trabalhar com pessoas”, “ser criativa” e “desenvolver estratégias”. Após classificar os critérios, verificou-se que pretendia um ambiente verdadeiramente criativo e inovador. Contudo como tinha funções muito delineadas como especialista em marketing, estava “presa” à sua função sem possibilidade de poder vir a fazer aquilo que gostava.
A solução passou por transmitir aos seus superiores, que era uma especialista em marketing interessada em usar a sua criatividade num ambiente inovador para abrir novos mercados. Após ter falado com os seus superiores, ficou selecionada para projetos futuros com estas características.

3. Selecione o que você gostaria de estar focado
Neste último ponto já deverá saber o que pretende para o seu novo emprego e é hora de transformar a sua rotina diária naquilo que gostaria que fosse. Tenha uma visão clara das funções que gostaria de trabalhar dia após dia. Esta é a parte interna do seu“workover” e vai mostrar que é uma pessoa que sabe o que quer ser amanhã, conseguindo tornar em realidade o seu objetivo profissional.

Se não está satisfeito com as suas funções atuais, a mudança pode estar nas suas mãos! Procure novas oportunidades, trace objetivos, análise a sua lista de contactos e boa sorte!

Publicação baseada no post “Do you need a “workover”? 3 steps to starting a new career”

by Tiago Coelho