linkedin_guru-657x360

A rede social LinkedIn é cada vez mais a solução para quem procura emprego de qualidade e também no estrangeiro. Outras redes sociais, como o Facebook, Twitter, e até o Instagram, já mostraram que não são uma solução no que toca à procura de emprego.

A tradicional entrega do curriculum vitae em papel ou envio por email, há muito que é desaconselhada para quem procura ou pretende mudar de emprego. Os especialistas aconselham vivamente a construir e trabalhar a rede de contactos profissionais, bem como a participar em eventos relacionados com área de trabalho ou estudo, fóruns, entre outras iniciativas que possa mostrar os seus conhecimentos.

O LinkedIn é hoje um dos principais meios de contratação de colaboradores internacionais de qualidade. Para quem procura um emprego de qualidade do lado de lá das fronteiras nacionais, o LinkedIn é uma opção de futuro, como já salientou Pedro Caramez, especialista português nesta rede social.

Apesar do Facebook ser o mais usado para procurar emprego, é no LinkedIn onde existem mais ofertas de emprego. Segundo um estudo mundial da Randstad sobre emprego, 56% das pessoas procuram emprego no Facebook, enquanto que apenas 34% fazem-no no LinkedIn. Na verdade são muito raras as ofertas de emprego que encontramos na maior rede social do mundo, principalmente no que diz respeito a empregos qualificados.

Se pretende ter uma presença ativa no LinkedIn, tenha em atenção os seguintes pontos:

– Mantenha o seu perfil sempre atualizado
– Faça uma correta gestão das solicitações de contacto
– Convide novos contactos que se relacionou recentemente
– Escreva recomendações nos contactos que o impressionaram
– Faça revisões semanais nos grupos que participa
– Participe ativamente nos grupos que está inserido
– Siga empresas que possam ser benéficas para o seu sucesso profissional

Caso esteja interessado em mais dicas sobre uma presença ativa no LinkedIn, deixamos aqui uma excelente publicação do Pedro Caramez.

Votos de muito sucesso no LinkdIn!

by Tiago Coelho