pmex

Todos os executivos necessitam de ter uma boa relação profissional com os colegas, mas os especialistas dizem que revelar coisas sobre a vida pessoal pode ter efeitos negativos na carreira.
Partilhar a informação mais básica sobre si poderá ser benéfico, pois aquilo que disser ficará registado para sempre, principalmente o que é mau.

A TalentSmart efetuou um estudo a mais de um milhão de pessoas e descobriu que 90% dos cargos de topo são ocupados por pessoas com uma inteligência emocional superior, estando conscientes do que devem ou não revelar sobre si no trabalho de forma a que tal não prejudique a sua carreira.

Deixamos aqui uma nota de 10 coisas que as pessoas não devem revelar para que possam ser bem sucedidas na sua carreira.

1. Nunca diga que odeia o seu emprego
Dizer que odeia o seu trabalho mostra logo que é uma pessoa negativa e que não consegue trabalhar em equipa, fazendo ainda com que baixe a moral da equipa de trabalho. Os chefes além de não confiarem nestas pessoas para trabalhar em grupo, podem ficar atentos para que as mesas sejam substituídas.

2. Dizer que os outros são incompetentes
Em todos os trabalhos há sempre pessoas incompetentes e todos nós sabemos que é verdade. Mas se não tem poder para as ajudar ou para as demitir, então também não as deve denunciar. Isto parecerá que você quer se sobressair o que fará com que os outros tenham uma opinião negativa sobre si.

3. O seu salário não deve ser revelado
Dar conhecimento de quanto ganha poderá trazer constrangimentos ao trabalho em equipa. Haverá logo comparações entre funções, produtividade e horas de trabalho, podendo alguém achar injusto e as coisas nunca mais serão as mesmas.

4. Política e religião
As crenças religiosas e políticas estão demasiado ligadas à identidade da pessoa e discuti-las no local de trabalho pode não ser apropriado. Confrontar os valores da outra pessoa pode tornar-se num insulto, por isso escute e respeite.

5. Cuidado com o Facebook
Fotos menos próprias, comentários inadequados, declarações desesperadas de estados de espírito, podem ser comprometedoras e criar má impressão perante colegas e superiores. Se não conseguir controlar as suas publicações e fotos, o melhor é não ter colegas e chefes como “amigos”.

6. O que faz no quarto de dormir ou o que os outros fazem
Parece mentira mas não é, efetivamente existem muitas pessoas que revelam pormenores da sua vida sexual. Como é óbvio este é um assunto que não deve ser partilhado com colegas de trabalho.
Certamente também ninguém quer saber o que os outros colegas fazem da sua vida sexual. Os comentários sobre a orientação sexual dos colegas também devem ser evitados.

7. Não diga que quer chegar ao lugar de outro colega
Dar a conhecer a sua ambição, entrando em confronto direto com os interesses de outra pessoa, passa uma mensagem de atitude egoísta e indiferente para com quem trabalha consigo. Os seus objetivos devem permanecer “secretos” e dar o seu máximo para o sucesso da sua equipa.

8. Rebeldias de juventude, farras e bebedeiras à parte
O seu passado pode dizer muito sobre si. O facto de ter feito asneiras e coisas estúpidas quando tinha 18/20 anos, não significa que os seus colegas acreditem que agora é responsável. É óbvio que todos nós tivemos momentos mais caricatos, farras, quem sabe algumas bebedeiras, mas esses momentos devem ficar fora do escritório.

9. Evite piadas ofensivas
As piadas de mau gosto fazem com que os colegas sintam-se mal e incomodados. Sabe-se lá quem poderá ouvir a piada e se a pessoa a quem se dirige não leva muito a mal.

10. Se está à procura de outro emprego, seja muito discreto
Anunciar que quer sair ou que está de saída, pode ser prejudicial para os dias que ainda tem de trabalhar na atual empresa. Nem sempre as possíveis saídas tornam-se em realidade, por isso é melhor esperar que a saída seja oficial antes de contar a alguém.

PS: Já dizia o velho ditado que “pela boca morre o peixe”.

Publicação baseada no post da Inc. – 12 Things Successful People Never Reveal About Themselves at Work

by Tiago Coelho