O novo livro “Como funciona a Google” de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, deixam algumas sugestões de como usar o email. Saiba quais são nesta publicação.
1. Responda rapidamente, mesmo que com respostas curtas, estabelecendo assim um ciclo de feedback positivo.
2. A prosa inútil não tem qualquer valor, mas seja claro naquilo que escreve.
3. Limpe frequentemente a sua caixa de entrada para evitar perder tempo a procurar o email a que quer responder. Se necessário crie pastas sobre os temas que está a trabalhar, ou sobre as pessoas que tem de dar e receber respostas para o seguimento do seu trabalho.
4. Faça a gestão do email numa ordem UEPS, ou seja, último a entrar é o primeiro a sair.
5. Lembre-se, você é um “router”. Quando rede uma mensagem com informação útil, pense em quem mais a acharia útil e reenvie.
6. Porquê usar a função bcc (blind copy). Se está a tentar esconder qualquer coisa, é contraproducente e potencialmente desonesto numa cultura transparente. A excepção é quando está a remover alguém de uma discussão por email.
7. Não grite. Se precisar mesmo de o fazer, faça-o pessoalmente, porque é demasiado fácil fazê-lo por email.
8. Faça com que os seus pedidos sejam facilmente seguidos. Quando envia uma mensagem a alguém com uma acção que quer seguir, coloque-se a si próprio em cópia e rotule o email como acompanhamento (follow up).
9. Ajude as suas pesquisas futuras. Se recebeu alguma coisa que acha que vai precisar mais tarde, reenvie para si próprio juntamente com algumas palavras-chave que descrevam o conteúdo.
—
Publicação baseada no Diário Económico – Emprego/Universidades
by Tiago Coelho
Daqui a 6 meses, 1 ano ou mais, será fácil localizar este assunto.