Como ninguém nasce empreendedor, deixamos aqui 10 dicas para que seja um bom empreendedor!
1 Entusiasmo: O empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz.
2 Ser positivo: O empreendedor não tem fracassos. Os erros são vistos como oportunidades de aprendizagem e deve seguir-se em frente.
3 Auto-confiança: O empreendedor acredita nas suas próprias capacidades, tem um alto grau de auto-confiança.
4 Informa-se: Se pretende abrir um negócio, informe-se o mais possível sobre o assunto. Precisa de saber tudo sobre ele e dominá-lo ao máximo.
5 Arriscar: Precisa de ter coragem para correr riscos. Mas correr riscos é diferente de correr perigo. Se tiver na posse de todas as informações sobre o negócio que quer criar, será apenas um risco calculado.
6 Networking: É importante participar em eventos e feiras relacionados com o seu negócio. Lembre-se também que ambiente informais ajudam a formar bons contactos.
7 Trabalho em equipa: Uma pessoa sozinha jamais será responsável pelo êxito de qualquer negócio. Valorize o trabalho em equipa e rodeie-se dos melhores.
8 Acção: Boas ideias muita gente tem. O que diferencia os empreendedores é a sua capacidade de passar do pensamento à prática. Faça as coisas acontecerem.
9 Alternativas: O empreendedor pensa sempre e todos os cenários possíveis, por isso tem várias alternativas para vencer e um plano B.
10 Não se faça de “vítima”: Além da persistência ser uma característica obrigatória, o empreendedor nunca se coloca no papel de “vítima”, não fica parado a reclamar de tudo, age para alterar o que não está a correr bem.
—
Publicação baseada no Diário Económico – Emprego/Universidades
by Tiago Coelho